Por que a cutícula existe? Por que nós temos essa pele nas unhas? Você já parou para pensar que deve haver uma razão para a existência da cutícula em nossos dedos?

Pois se não, preste atenção: esse delicado tecido que une a pele do dedo à unha cria uma barreira protetora com a função de repelir fungos e bactérias, protegendo nosso corpo de infecções.

Uma das infecções mais comuns de acontecer em consequência da retirada da cutícula é o popular unheiro, provocado por fungos. Outra situação – ainda mais grave – é a contaminação pelos vírus das hepatites B e C, que pode acontecer quando a pessoa “tira um bife” e o instrumento (alicate, por exemplo) contaminado entra em contato com o sangue.

Veja algumas boas razões para manter sua cutícula no lugar:

  • É muito mais rápido para pintar as unhas, pois você não vai precisar passar por todo o processo para amolecer e cortar a cutícula.
  • A finalização da pintura fica muito mais bonita, pois a região não correrá o risco de ficar avermelhada nem machucada.
  • A cutícula permanecerá fininha para sempre; quando ela é retirada vai engrossando com o passar do tempo.
  • A unha fica bonita por mais tempo, já que a cutícula não vai crescer.
  • Evita o surgimento daquelas “pelinhas” nos dedos.
  • As unhas ficam mais fortes e saudáveis.
  • Evita a contaminação por doenças infectocontagiosas.

Segundo os dermatologistas, ninguém deveria retirar por completo a cutícula. A orientação é que ela seja apenas aparada. Veja como é simples:

  1. Passe um amolecedor de cutículas sobre as unhas e em todo o seu contorno; espere cerca de 5 minutos. Você também pode usar um hidratante e mergulhar os dedos em um pote com água morna.
  2. Depois dos 5 minutos, use uma espátula para empurrar levemente a pele existente em todo o contorno da unha. O excesso de pele morta vai ficar mais evidente, pronta para ser retirada. Corte delicadamente, com um alicate bem afiado, apenas as peles que estiverem levantadas, sem cavar.
  3. Em seguida, molhe as mãos, seque-as e lixe as unhas, dando prosseguimento à esmaltação.

Mas se você adora ir ao salão de beleza e não resiste àquela unha cavada, a dica para reduzir o risco de infecções é levar seu próprio kit de instrumentos, que deve conter: tesoura, alicate, palito, espátula, lixa, potinho de água para as mãos e um saco plástico para forrar a bacia dos pés.

Pense nisso. Somente dessa forma você poderá sair do salão de beleza linda e saudável.